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O ensino de Língua Inglesa, quando está sincronizado com a realidade social do aluno, facilita
a inserção dos discentes às práticas sociais em que exigem conhecimento de língua
estrangeira. A inserção dos gêneros textuais e digitais têm ganhado espaço nas orientações
pedagógicas sugeridas em documentos oficiais como nas Orientações Curriculares para o
Ensino Médio - OCEM (BRASIL, 2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN
(BRASIL, 1998). Investidos dessa teorização focamos nosso trabalho na inserção de gêneros
textuais digitais na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, o objetivo geral da nossa
pesquisa foi analisar uma experiência de ensino (estágio) focada no uso de uma sequência
didática, junto a estudantes da EJA, de uma escola pública de Campina Grande. Como
objetivos específicos, buscamos analisar as dificuldades na leitura dos textos de língua
inglesa, em especial os que circulam do meio virtual, por parte dos discentes e intervir com a
sequência didática, buscando minimizar as dificuldades de leitura. Para isso, abordamos os
resultados de algumas atividades realizadas através da sequência didática e analisamos as
possíveis progressões da habilidade de leitura dos discentes. Nossa sequência foi
desenvolvida através do estágio supervisionado II, que aconteceu na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Lions Prata, na Cidade de Campina Grande-PB. Nossas aulas foram
desenvolvidas na turma do 6º ano, modalidade EJA. Como subsídio teórico, além dos
documentos oficiais citados nos respaldamos em autores como Freire (1989) Holden (2009),
Marcuschi (2004/2008), Arbache (2001), Bowen (1994), Harmer (2007/2011), Paiva (1973),
Soares (1998), entre outros. |
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