UEPB - Repositório Digital

A tecnologia e o ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos-EJA: uma prática educacional do mundo real ao virtual

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Amós Santos
dc.date.accessioned 2018-02-05T14:52:41Z
dc.date.available 2018-02-05T14:52:41Z
dc.date.issued 2017-11-27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15154
dc.description SILVA, A. S. A tecnologia e o ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos-EJA: uma prática educacional do mundo real ao virtual. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de Língua Inglesa, quando está sincronizado com a realidade social do aluno, facilita a inserção dos discentes às práticas sociais em que exigem conhecimento de língua estrangeira. A inserção dos gêneros textuais e digitais têm ganhado espaço nas orientações pedagógicas sugeridas em documentos oficiais como nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM (BRASIL, 2006) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998). Investidos dessa teorização focamos nosso trabalho na inserção de gêneros textuais digitais na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, o objetivo geral da nossa pesquisa foi analisar uma experiência de ensino (estágio) focada no uso de uma sequência didática, junto a estudantes da EJA, de uma escola pública de Campina Grande. Como objetivos específicos, buscamos analisar as dificuldades na leitura dos textos de língua inglesa, em especial os que circulam do meio virtual, por parte dos discentes e intervir com a sequência didática, buscando minimizar as dificuldades de leitura. Para isso, abordamos os resultados de algumas atividades realizadas através da sequência didática e analisamos as possíveis progressões da habilidade de leitura dos discentes. Nossa sequência foi desenvolvida através do estágio supervisionado II, que aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lions Prata, na Cidade de Campina Grande-PB. Nossas aulas foram desenvolvidas na turma do 6º ano, modalidade EJA. Como subsídio teórico, além dos documentos oficiais citados nos respaldamos em autores como Freire (1989) Holden (2009), Marcuschi (2004/2008), Arbache (2001), Bowen (1994), Harmer (2007/2011), Paiva (1973), Soares (1998), entre outros. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Marta Lúcia de Souza Celino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Gêneros textuais digitais pt_BR
dc.title A tecnologia e o ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos-EJA: uma prática educacional do mundo real ao virtual pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta