Resumo:
O cuidado com a beleza tem sido uma das preocupações diária da mulher contemporânea.
No contexto do mundo moderno, é possível observar como a venda e o consumo de cosméticos têm
crescido. A publicidade vem favorecendo o comércio da beleza e os consumidores estão sendo,
cotidianamente, atraídos pela grande quantidade de produtos de beleza estética e corporal, anunciados
nas mais diversas propagandas que seduzem os consumidores com seu discurso e seus efeitos de
sentidos. São propagandas e reportagens com imagens de belas modelos, apresentadoras e artistas
tentando, de forma muitas vezes apelativa, intensificar a veracidade da informação. Diante dessas
considerações, objetivamos analisar quais as estratégias que o discurso publicitário usa para seduzir o
público feminino, que busca corpo e rosto perfeitos. Para a realização da análise, tivemos como
fundamentos os estudos de pesquisadores da Análise do Discurso no Brasil, a saber: Orlandi (2010),
Brandão (2004) e Fernandes, (2007). No que tange à publicidade e propaganda, beleza e cosméticos
femininos, embasamo-nos nas teorias de Carvalho (1997), Pinto (1997), Vigarello (2006) e Sant‟Anna
(2005). Percebemos que os discursos publicitários possuem uma linguagem verbal e visual que
despertam a atenção do leitor/consumidor. São jogos imagéticos que seduzem o público a que se
destina, despertando o interesse e o consumo de forma exagerada dos produtos de beleza.
Descrição:
SILVA, F. A. D. Os efeitos de sentidos no discurso publicitário de cosméticos femininos. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.