dc.contributor.author |
Brito, Jarger Flávio Macena |
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dc.date.accessioned |
2018-02-06T18:15:46Z |
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dc.date.available |
2018-02-06T18:15:46Z |
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dc.date.issued |
2017-12-11 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15190 |
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dc.description |
BRITO, J. F. M. Crenças e perspectivas do professor de língua inglesa na formação inicial. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A compreensão das crenças é fundamental para construção da identidade profissional de
qualquer aluno em formação, pois, a partir delas ele traça o melhor caminho a ser seguido de
acordo com suas necessidades e ideias. Nesta perspectiva são abordados temas referentes a
construção identitária dos professores em formação, bem como suas crenças em relação ao
ensino de LE. Com o intuito de responder a alguns questionamentos sobre tais crenças, este
estudo tem como objetivo geral: discutir e analisar discursos de professores em formação dos
5º e 6º período de uma universidade na Paraíba e analisar em que medida suas vivências
refletem no cenário de língua inglesa. Como embasamento teórico utilizamos as contribuições
de Barcelos (2006) com foco no estudo de crenças e Hall (2005) com foco nos estudos sobre
identidade. Quanto à metodologia, esta pesquisa configura-se como uma pesquisa exploratória
de cunho qualitativo e de caráter interpretativista, visando capturar a perspectiva dos
professores em formação, analisar e interpretar mediante os dados da pesquisa. Foram
utilizados questionários abertos como instrumento de coleta de dados. A partir dos dados
coletados, pode-se concluir que o estudo de crenças contribui significativamente para se
compreender o universo de fatores que permeiam as decisões dos indivíduos, e sobretudo,
com professores em formação possuindo um papel de extrema relevância para a construção de
sua identidade docente. Nesta pesquisa pode-se observar uma inclinação dos professores que
já atuam em aperfeiçoar suas habilidades com o Inglês e a reformulação de suas práticas e
considerando o curso de graduação como fontes de reflexão e ressignificação de novas
crenças e perspectivas. Em relação aos professores que ainda não possuem contato com a sala
de aula, se mostram dispostos e instigados a exercer, tendo como referência suas crenças
novas, uma prática coerente, reflexiva e crítica no ensino de LE. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Ma. Senízia Cordeiro de Sousa Ramos |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Formação docente |
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dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de crenças |
pt_BR |
dc.title |
Crenças e perspectivas do professor de língua inglesa na formação inicial |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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