Resumo:
Este trabalho tem como objetivo discutir como ocorre o processo de alfabetização das crianças com Deficiência Intelectual (DI) e abordar a utilização dos jogos como um recurso pedagógico. Fez-se necessário conhecer como a deficiência foi representada e tratada ao longo da história e ressaltar as suas conquistas na sociedade. Destacamos as políticas públicas, entre elas estão a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a Constituição Federal 1988, a Declaração de Salamanca e por fim a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Citamos também a importância do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sua relevância no desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em que apresentamos o processo de alfabetização de uma criança com deficiência intelectual. O lócus da pesquisa ocorreu na sala de recurso multifuncional, no período do atendimento e o sujeito da pesquisa foi um aluno com deficiência intelectual, incluído em uma escola municipal da rede pública da cidade de Campina Grande. Buscamos através dessa pesquisa mostrar o processo de alfabetização de uma criança com deficiência Intelectual, a trajetória que elas percorrem na aquisição da leitura e escrita e os jogos pedagógicos como uma ferramenta importante nesse processo de ensino e aprendizagem. Com os resultados obtidos, entendemos que a criança com Deficiência Intelectual percorre os mesmos caminhos na aquisição da leitura e escrita das demais crianças, porém de uma forma mais lenta. Conclui-se que os jogos pedagógicos são um instrumento facilitador da aprendizagem e que contribui no desenvolvimento da leitura e escrita da criança com DI.
Descrição:
BARROS, V. de L. O processo de alfabetização da criança com deficiência intelectual a partir dos jogos pedagógicos. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.