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As letras de músicas, que por muito tempo foram prerrogativas masculinas, hoje se
constituem como um meio pelo qual os princípios ideológicos que tem como
materialidade o discurso feminista podem ser reproduzidos e legitimados. Neste sentido,
esta pesquisa teve como objetivo principal a investigação do discurso feminista presente
nas letras das músicas Respeita e Maria da Vila Matilde – a primeira, composta e
interpretada por Ana Cañas, e a segunda, composta por Douglas Germano e interpretada
por Elza Soares – e dos aspectos sociais evidenciados a partir da presença deste discurso.
Deste modo, o nosso corpus de análise é constituído pelas letras destas músicas, que
foram selecionadas por apresentarem diferentes perspectivas contextuais e históricas
sobre empoderamento e denúncia da violência contra a mulher. Dentre os principais
estudiosos utilizados para embasar teoricamente esta pesquisa estão Pinto & Pinto
(2012), Orlandi (2013) e Thompson (2011), dos quais utilizamos as definições de
discurso e ideologia; Bakhtin (2000) e Fiorin (2008), cujos estudos forneceram uma
base para a discussão sobre dialogismo; e, por último, Alvez & Pitanguy (1985) e
Miranda (2015), cujas contribuições nos permitiram apresentar uma breve
contextualização sobre o Feminismo. Como resultado, concluímos que o discurso
feminista que se materializa em ambas as letras analisadas se apresenta em forma de
empoderamento feminino e de denúncia contra a violência que vitima um número
significativo de mulheres no Brasil. Além disso, chegamos à conclusão de que a
violência que afeta as mulheres está relacionada a aspectos como idade, cor da pele e
status social. |
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