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Bilinguismo como fator de reserva cognitiva no envelhecimento: algumas reflexões teóricas

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dc.contributor.author Lucas, Nemise Mello
dc.date.accessioned 2018-02-07T11:47:46Z
dc.date.available 2018-02-07T11:47:46Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15198
dc.description LUCAS, N. M. Bilinguismo como fator de reserva cognitiva no envelhecimento: algumas reflexões teóricas. 2017. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Ser bilíngue não se restringe apenas ao uso e as habilidades de dois códigos linguísticos, mas a benefícios cognitivos que vislumbram melhorias na qualidade de vida, no tocante as eventuais perdas cognitivas que surgem com o avanço da idade. Assim, o presente estudo tem como objetivo discutir a contribuição do bilinguismo na atenuação do retardo cognitivo no envelhecimento. Para tanto, faz-se necessário determinar os sujeitos bilíngues, descrever o funcionamento do controle executivo e desenvolvimento da reserva cognitiva nesses indivíduos, além de retratar como ocorrem as demências na terceira idade. Dessa forma, tratase de uma revisão de literatura, de caráter exploratório, em que buscamos evidencias de como o indivíduo bilíngue (GROSJEAN, 1999) apresenta um fortalecimento cognitivo (BIALYSTOK, 2004, 2009) que favorece o retardo dos sintomas iniciais das demências (BIALYSTOK; CRAIK, 2010; KRAMER; MOTA, 2011; ABUTALEBI et al., 2015). Ademais, apresentamos resultados de pesquisas internacionais e nacionais, expondo suas congruências e incongruências. Portanto, esse estudo contribui para demonstrar a amplitude da interferência do bilinguismo, não apenas relacionado a avanços no bem-estar do sujeito bilíngue, mas com vistas ao desenvolvimento e ampliação do ensino de uma língua adicional, quiçá uma educação bilíngue que favoreça o desenvolvimento cognitivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Daniela Gomes de Araujo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Bilinguismo pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Reserva cognitiva pt_BR
dc.title Bilinguismo como fator de reserva cognitiva no envelhecimento: algumas reflexões teóricas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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