Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso resulta de uma pesquisa científica cujo objetivo foi analisar a contribuição do programa de transferência de renda direta, o “Programa Bolsa Família” (PBF), no desempenho escolar de alunos beneficiários do Programa na Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Para tanto, foi necessário contextualizar o surgimento dessa política pública no Brasil e realizar um estudo descritivo com abordagem qualitativa por meio de entrevista com diversos membros envolvidos no processo. Desta forma, foi possível evidenciar a complexidade de fatores e efeitos causados ao processo de ensino – aprendizagem, tais como a evasão por conta das condicionalidades estabelecidas pelo próprio programa. Este estudo permitiu demonstrar duas faces do PBF: que enquanto programa de transferência de renda, consegue atingir sua proposta inicial que é a de garantir melhoria no orçamento das famílias pobres aliviando-as da situação de extrema pobreza, e ajudando no combate à evasão escolar, melhorando o índice de permanência na escola. Mas quando é analisada a sua contribuição em relação à qualidade do ensino aprendizagem, percebe-se que ainda há um longo caminho a se percorrer, a fim de que esse programa possa alcançar os objetivos e metas pretendidos.
Descrição:
MORAES, S. C. S. Impactos do "programa bolsa família" no processo de ensino - aprendizagem na escola municipal Manoel Francisco da Motta. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.