UEPB - Repositório Digital

Mídias digitais e demandas educacionais: desafios docentes na escola pública e privada

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Mayonara Justino de
dc.date.accessioned 2018-02-07T12:26:06Z
dc.date.available 2018-02-07T12:26:06Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15209
dc.description SOUZA, M. J. de. Mídias digitais e demandas educacionais: desafios docentes na escola pública e privada. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Neste estudo há uma pesquisa com os professores dos anos iniciais a respeito de como se dá a relação das mídias digitais na sala de aula, ou seja, o modo como as escolas, os professores interagem, descobrem, se adaptam e adotam novas posturas com o surgimento dos recursos tecnológicos buscando informações sobre a realidade das tecnologias no espaço escolar público e privado. Nossa proposta foi a de buscar informações sobre a realidade das tecnologias no espaço escolar público e privado. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi o de discutir a relação das tecnologias digitais com a educação, apresentando as potencialidades das mídias digitais no trabalho e prática docente no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, a pesquisa em questão lançou mão das contribuições teóricas de Kenski (2007), Tajra (2008), Moram (2007), Pretto (2008), Gatti (2013), entre outros. Vale dizer que este trabalho contemplou uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, fazendo uso da aplicação de um questionário composto por 12 questões. Além disso, duas professoras, que atuam no Ensino Fundamental I, em escolas que se localizam na cidade de Campina Grande e no Município de Juazeirinho, colaboraram para esta pesquisa. Assim, constatou-se que as professoras possuem uma boa formação, têm experiência no campo educacional, porém, apenas uma pôde participar de um curso sobre Tecnologias em sala de aula. Na visão das professoras, o uso das tecnologias é primordial na educação, porém, faltam políticas públicas comprometidas com essa temática, além do compromisso das escolas, gestores, professores, ausência de formações continuadas, falta de estrutura física, entre outros. O estudo revelou, também, que as professoras têm conhecimento de como é relevante o uso dos recursos tecnológicos em sala de aula, mas lamentam a falta de iniciativa das instituições para trabalhar com projetos voltados para as mídias digitais. Vale destacar que, através das falas das professoras, é nítida a lacuna em relação à formação continuada, suporte tecnológico, estrutura física, laboratórios de informática, entre outros. Tendo em vista que todos esses fatores podem ser revertidos, basta ter uma iniciativa de todos para que o novo perdure por muito tempo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Mídias digitais pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Novas tecnologias digitais pt_BR
dc.title Mídias digitais e demandas educacionais: desafios docentes na escola pública e privada pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta