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Relato de experiência etnográfica: a sensibilidade e a tessitura da solidariedade na perspectiva da transversalidade do conhecimento

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dc.contributor.author Aires, Anne Caroline Silva
dc.date.accessioned 2018-02-07T12:28:22Z
dc.date.available 2018-02-07T12:28:22Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15212
dc.description AIRES, A. C. S. Relato de experiência etnográfica: a sensibilidade e a tessitura da solidariedade na perspectiva da transversalidade do conhecimento. 2017. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Entendendo-se que o cinema de animação oferta entretenimento, mas também pode ser uma estratégia de pesquisa junto aos alunos, na medida em que por um processo de autoidentificação permite discutir e conhecer a construção de sentidos e significados de natureza mais subjetiva, como por exemplo, a ética. Observando que a ética, possui um amplo espectro de conceitos e temas articulados a ela, selecionamos a solidariedade para investigação junto dos alunos de uma escola pública. Como objetivo geral, procuramos investigar, através de uma experiência didática, como as crianças referenciam o conceito ético de solidariedade e como objetivos específicos: analisar como as crianças identificam o que é ou não ser solidário e como a solidariedade se faz presente e necessária no convívio social nas diversas situações cotidianas, a partir de um filme de animação que focaliza essas temáticas. Os sujeitos da pesquisa são os 21 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rivanildo Sandro Arcoverde, na Cidade de Campina Grande-PB, e o filme selecionado para a abordagem do tema-problema da pesquisa foi: ―A Dama e o Vagabundo II: As Aventuras de Banzé‖ (2001, dir. Darrell Rooney e Jeannine Roussel), por focalizar com temas éticos e interpressoais, constituindo-se em mediador de significados e animando os alunos a discutirem o tema por processo de autoidentificação com os personagens. Na análise dos dados coletados, buscamos fundamentação teórica nos conceitos de ética e solidariedade, de Bauman (1999; 2001), e na transversalidade do conhecimento em Ramos (1998) e nos Temas Transversais dos PCNs (1997). A articulação entre cinema e educação escolar foi desenvolvida a partir de Duarte (2009) e Napolitano (2003). O cinema de animação e a escola como local de construção e de divulgação dos saberes, a partir de Rael (2010). A coleta e a análise de dados seguiram a abordagem da metodologia qualitativa, proposta por Ghedin e Franco (2008), Beaud e Weber (2007) e Mattos e Castro (2011). Também fizeram parte de nossa pesquisa a elaboração de um projeto didático com instrumentais para a coleta de dados, elaboração de slides e edição de filme para o trabalho. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos alunos entende por solidariedade o ato de ajudar o próximo, reconhecendo a solidariedade como uma ―ajuda‖ aos seus familiares nas ações domésticas e em outras atividades, e identificam como uma ação não solidária e como principais erros éticos o roubo e o bullying. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Senyra Martins Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Solidariedade pt_BR
dc.subject Ética pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Cinema de animação pt_BR
dc.title Relato de experiência etnográfica: a sensibilidade e a tessitura da solidariedade na perspectiva da transversalidade do conhecimento pt_BR
dc.type Other pt_BR


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