UEPB - Repositório Digital

Alfabetização e letramento: uma intervenção do Programa Primeiros Saberes da Infância

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Neves, Camila de Lima
dc.date.accessioned 2018-02-07T14:33:43Z
dc.date.available 2018-02-07T14:33:43Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15218
dc.description NEVES, C. de L. Alfabetização e letramento: uma intervenção do Programa Primeiros Saberes da Infância. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem o objetivo de analisar e discutir experiências pedagógicas numa turma do 1º ano do Ensino Fundamental, orientadas a partir do Programa Saberes da Primeira Infância - PPSI, no sentido de discutir sua contribuição para a qualidade no processo de alfabetização. O processo de alfabetização tem sido uma grande preocupação para os profissionais ligados à educação, tanto nos órgãos governamentais, nas agências de formação de profissionais para a educação, pública ou privada, quanto nas unidades de ensino. Nesse contexto, uma das autoridades no assunto, a autora Magda Soares (1990), ressalta que alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo, criança ou adulto, tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, mas, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita em todas as funções em que ela tem em nossa sociedade, também como instrumento de luta pela conquista da cidadania. Metodologicamente, este estudo se caracteriza por sua natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, por apresentar um corpus decorrente da própria ação docente da pesquisadora. Uma escola da rede pública de ensino, o Externato São José, localizado no município de Campina Grande – PB se constituiu do campo de investigação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, e sua professora (a própria pesquisadora), foram os sujeitos envolvidos. Os dados coletados apontam que foram identificados alguns progressos, mas também desafios no que envolve o PPSI, no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento. Concluímos que ainda falta apoio aos docentes e mais materiais que auxiliem nas atividades, espera-se que se amplie o programa dando maior visibilidade ao professor, para que de forma significativa haja uma melhor capacitação aos alunos, tendo em vista seu desenvolvimento e aprendizado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject PPSI pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento: uma intervenção do Programa Primeiros Saberes da Infância pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta