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Um olhar na ludicidade infantil

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dc.contributor.author Andrade, Jordânia de Macêdo Ananias
dc.date.accessioned 2018-02-07T16:06:19Z
dc.date.available 2018-02-07T16:06:19Z
dc.date.issued 2017-12-04
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15226
dc.description ANDRADE, J. de M. A. Um olhar na ludicidade infantil. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança atendida na Educação Infantil. O desenvolvimento da criança deve ser conhecida para que as atividades lúdicas desempenhem não apenas o prazer da criança em brincar, mas desenvolva outras habilidades que são essenciais para o seu desenvolvimento integral como as áreas cognitiva, social, motora, e afetiva. Para a realização desse trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica, abordando autores como Kishimoto (2001), Kramer (2006), Santos (2002) e outros que abordam concepções sobre a primeira infância e a objetividade da participação das crianças através da ludicidade, na qual o jogo e a brincadeira trazem para essa faixa etária importantes contribuições de sua identidade e autonomia. Utilizando os jogos e as brincadeiras no espaço escolar as atividades se tornarão mais agradáveis, prazerosas, para a criança. Essa criação de espaços e tempos para jogos e brincadeiras é uma tarefa importante do professor, pois cabe a ele planejar esse espaço. O professor precisa ter a consciência de que os jogos e as brincadeiras venham a ter uma intenção e um significado para aquela criança. Para Piaget (1998) o jogo é essencial na vida da criança. Ele ressalta três tipos de jogos: o jogo de exercício que é aquele que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos; o jogo simbólico, que satisfaz a necessidade da criança de não somente relembrar mentalmente o acontecimento, mas de executar a apresentação; e o jogo de regras que se dá através da interação de dois ou mais indivíduos. Portanto, entendemos que brincar é um direito fundamental de toda criança e cada uma deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem. Diante disso, cabe a escola oferecer oportunidades para a construção do conhecimento e do desenvolvimento da criança por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Portanto, com o conhecimento teórico e prático sobre as fases de desenvolvimento infantil e o trabalho com as atividades lúdicas na Educação Infantil, pode-se analisar a importância e os benefícios para o desenvolvimento global da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Um olhar na ludicidade infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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