UEPB - Repositório Digital

Folhetos de cordel: do auxílio nas práticas de leitura à diminuição dos baixos índices de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Andréia dos Santos Lima
dc.date.accessioned 2018-02-07T16:23:07Z
dc.date.available 2018-02-07T16:23:07Z
dc.date.issued 2017-12-04
dc.identifier.other CDD 372.42
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15231
dc.description SILVA, A. dos S. L. Folhetos de cordel: do auxílio nas práticas de leitura à diminuição dos baixos índices de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho traz uma discussão referente à possibilidade de utilizar o cordel em sala de aula como recurso que pode auxiliar nas práticas de leitura para desencadear o processo de letramento escolar, tendo em vista a formação de leitores críticos e reflexivos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica. A partir disso, é importante atentar para o fato de que, é nessa perspectiva que poderemos compreender como os folhetos de cordel podem contribuir para as práticas de leitura e, assim, diminuir os baixos níveis de leitura nessa modalidade de ensino. Associado a isso, estruturamos esse trabalho com reflexões voltadas para os estudos do letramento no âmbito escolar e para um sucinto contexto histórico dos folhetos de feira, já que o objetivo geral desse estudo é investigar como os folhetos de cordel estão sendo trabalhados na escola, auxiliando nas práticas de leitura, a partir de uma perspectiva interacionista do ato de ler. Entendendo que o cordel pode contribuir, de fato, no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, principalmente nas aulas de leitura. E, nessa direção, esse trabalho contemplou uma pesquisa de campo realizada em escolas da rede municipal da cidade de Soledade – PB. Para tanto, utilizamos como procedimentos metodológicos uma entrevista semiestruturada aplicada aos profissionais da educação que tiveram experiência com o cordel na sala de aula. Buscamos confrontar a prática pedagógica dos professores com a revisão bibliográfica apresentada. Selecionamos como abordagem teórica os PCN (BRASIL, 2001), Araújo (2013), Kleiman (2004), Montenegro (2014), Pinheiro (2012), Soares (2001;2009), Street (2013), Silva (2014; 2017), entre outros. A pesquisa revelou que o cordel pode ser um instrumento valioso na escola, auxiliando o trabalho dos professores na promoção de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, por ser uma rica fonte de pesquisas da cultura, da linguagem e da história de um povo, contribuindo para a aquisição de múltiplos saberes que auxiliam no letramento escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Folhetos de cordel pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento escolar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Folhetos de cordel: do auxílio nas práticas de leitura à diminuição dos baixos índices de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta