Resumo:
Considerar as especificidades e diversidades dos sujeitos/alunos da EJA é de fundamental importância para que propostas e programas de EJA logrem resultados positivos/concretos. O conhecimento por parte do professor que atua nessa modalidade de ensino sobre os sujeitos que a compõe, especialmente sobre suas histórias de negação de direitos, seu retorno à escola via EJA, bem como suas motivações para voltar a estudar, configura-se como elemento central de todo e qualquer trabalho de educação de jovens e adultos. Esses aspectos acima citados, bem como a nossa prática pedagógica enquanto professora do primeiro segmento da EJA constituem-se como questões norteadoras do presente artigo, cujo objetivo é compreender quais as principais motivações que impulsionam os alunos adultos voltar à escola via EJA, bem como que papel a educação de jovens e adultos desempenhou na formação de alguns sujeitos egressos da EJA do município de Alagoa Nova/PB. Além de estudos teóricos sobre a temática, entre os quais, autores como Freire (1997, 2007), Arroyo (2000), Galvão e Di Pierro (2006), Costa (2016), Vale (2012), entre outros; entrevistamos quatro (04) alunos egressos da EJA e um (01) dos professores responsáveis pelas primeiras iniciativas de EJA no município acima citado. Tal pesquisa ajudou-nos a compreender que as motivações que os sujeitos/alunos da EJA têm para retornar a escola e a compreensão que os mesmos tem em relação à educação escolarizada, têm uma relação intrínseca com suas inserções no mundo do trabalho e nas organizações e movimentos sociais que fazem parte.
Descrição:
NASCIMENTO, L. A. do. EJA, o retorno a processos de escolarização: desafios e motivações. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.