UEPB - Repositório Digital

A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Júlia Leyne Andrade de
dc.date.accessioned 2018-02-07T16:33:23Z
dc.date.available 2018-02-07T16:33:23Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15233
dc.description SOUSA, J. L. A. de. A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo aborda a necessidade da formação de pedagogos na perspectiva da inclusão escolar ao atuarem com alunos surdos. Com esta finalidade, foi sancionado, em 2005, o Decreto 5.626 que torna obrigatória a disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura e de Fonoaudiologia nas universidades brasileiras. É essencial que os professores dos anos iniciais compreendam quem é a pessoa surda, saibam se comunicar com a mesma e ensiná-la para o seu pleno desenvolvimento e, assim, contribuam para a sua inclusão. Com estas preocupações, temos como objetivo analisar, a partir da perspectiva do discente de Pedagogia, a contribuição da disciplina obrigatória de Libras para sua formação na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande-PB. As bases teóricas foram acerca das características da surdez, Libras e da formação do pedagogo numa visão inclusiva. Estudamos autores tais como Rebouças (2009), Garcia (2015), Freire (1991), Quadros (1997), Gesser (2009) e outros. Também o estudo sobre a Lei 10.436 e o Decreto 5.626. A pesquisa é de natureza qualitativa, nos moldes do estudo de caso. Como instrumento para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com seis discentes graduandos em Pedagogia e matriculados na disciplina de Libras na Instituição cenário da pesquisa. Os resultados obtidos por meio da análise das entrevistas indicaram a percepção que elas adquiriram durante a disciplina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Diele Marinho Oliveira Ramalho de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Formação de pedagogos pt_BR
dc.title A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta