dc.contributor.author |
Sousa, Júlia Leyne Andrade de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-07T16:33:23Z |
|
dc.date.available |
2018-02-07T16:33:23Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15233 |
|
dc.description |
SOUSA, J. L. A. de. A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo aborda a necessidade da formação de pedagogos na perspectiva da inclusão escolar ao atuarem com alunos surdos. Com esta finalidade, foi sancionado, em 2005, o Decreto 5.626 que torna obrigatória a disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura e de Fonoaudiologia nas universidades brasileiras. É essencial que os professores dos anos iniciais compreendam quem é a pessoa surda, saibam se comunicar com a mesma e ensiná-la para o seu pleno desenvolvimento e, assim, contribuam para a sua inclusão. Com estas preocupações, temos como objetivo analisar, a partir da perspectiva do discente de Pedagogia, a contribuição da disciplina obrigatória de Libras para sua formação na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande-PB. As bases teóricas foram acerca das características da surdez, Libras e da formação do pedagogo numa visão inclusiva. Estudamos autores tais como Rebouças (2009), Garcia (2015), Freire (1991), Quadros (1997), Gesser (2009) e outros. Também o estudo sobre a Lei 10.436 e o Decreto 5.626. A pesquisa é de natureza qualitativa, nos moldes do estudo de caso. Como instrumento para a coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada com seis discentes graduandos em Pedagogia e matriculados na disciplina de Libras na Instituição cenário da pesquisa. Os resultados obtidos por meio da análise das entrevistas indicaram a percepção que elas adquiriram durante a disciplina. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Diele Marinho Oliveira Ramalho de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de pedagogos |
pt_BR |
dc.title |
A percepção de discentes do curso de pedagogia da UEPB sobre a disciplina LIBRAS: a formação inicial em foco |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |