Resumo:
Neste artigo temos o objetivo de discutir acerca do uso da Literatura Infantil em práticas pedagógicas escolares, mais especificamente na Educação Infantil. Consideramos que a prática de leitura e contação de histórias para crianças, desde mais tenra idade, especialmente em ambiente institucional/escolar, favorece não apenas o gosto pela leitura, mas a familiaridade com este gênero textual. O uso da literatura infantil por docentes, em suas prática pedagógicas possibilita, no nosso entendimento, a vivência de situações lúdicas e de exploração de algumas linguagens, por crianças, desde mais tenra idade. Nosso estudo caracteriza-se como de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Nossa experiência no Estágio Supervisionado IV, de docência na Educação Infantil, serviu de objeto de análise e discussão. O Referido Estágio foi realizado numa instituição pública que atende este nível da educação, localizada na cidade de Campina Grande –PB. Nossa atuação docente ocorreu junto a crianças de 03 a 04 anos de idade, durante o período de 16/09 a 17/10, com duração de 30 horas. Os dados do estudo revelam que a literatura passou a ser inseparável do contexto educacional da criança e a maneira do seu manuseio, ou seja, o como o professor deve conduzir durante os momentos da contação de histórias. Por fim, concluímos que a literatura infantil está interligada às práticas educativas, já que a criança em qualquer fase necessita ouvir histórias, para que se aproprie de outros mundos, de outras linguagens, desperte sua criatividade, estimule a curiosidade e construa novos conceitos.
Descrição:
COSTA, D. F. A literatura infantil como prática docente. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.