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Diagnóstico psicopedagógico com uma criança autista: o papel da ludicidade

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dc.contributor.author Alexandre, Celiene Gomes
dc.date.accessioned 2018-02-07T16:45:38Z
dc.date.available 2018-02-07T16:45:38Z
dc.date.issued 2017-12-07
dc.identifier.other CDD 371.94
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15235
dc.description ALEXANDRE, C. G. Diagnóstico psicopedagógico com uma criança autista: O papel da ludicidade. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Tal transtorno requer um acompanhamento multiprofissional, composto por profissionais da saúde e da educação, além de amplo suporte familiar. Nesse cenario, visando contribuir para o acompanhamento pedagógico da criança autista, encontra-se o diagnóstico psicopedagógico, que mediado pela ludicidade oportuniza um verdadeiro encontro com as dificuldades de aprendizagem e as potencialidades de desenvolvimento da criança. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi descrever o processo de diagnóstico psicopedagógico com um autista, tendo como foco o papel da ludicidade na avaliação do nível pedagógico. Trata-se de um Estudo de Caso com abordagem qualitativa que contou com a participação de uma criança de 11 anos com diagnóstico de autismo e em atendimento na APAE. Os principais resultados apontaram que ao se trabalhar ludicamente é possível socializar conhecimentos, promover o desenvolvimento cognitivo e contribuir com o processo de inclusão social. Assim, defendemos a importância da formação dos profissionais de educação, na perspectiva da inclusão, para que compreendam os transtornos de desenvolvimento entre eles o autismo, e possam trabalhar de forma lúdica e inclusiva com esses sujeitos.Trata-se de uma pesquisa de campo, onde Foi utilizada uma anamenese 2 questionários com perguntas abertas .no intuito de fazermos relação direta com a história vivenciada e os autores analisados ,entre eles Santos (2007); vigotsky (1998) Kishimoto (2011) pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Diagnóstico pt_BR
dc.subject Psicopedagógico pt_BR
dc.title Diagnóstico psicopedagógico com uma criança autista: o papel da ludicidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


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