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O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Tal transtorno requer um acompanhamento multiprofissional, composto por profissionais da saúde e da educação, além de amplo suporte familiar. Nesse cenario, visando contribuir para o acompanhamento pedagógico da criança autista, encontra-se o diagnóstico psicopedagógico, que mediado pela ludicidade oportuniza um verdadeiro encontro com as dificuldades de aprendizagem e as potencialidades de desenvolvimento da criança. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi descrever o processo de diagnóstico psicopedagógico com um autista, tendo como foco o papel da ludicidade na avaliação do nível pedagógico. Trata-se de um Estudo de Caso com abordagem qualitativa que contou com a participação de uma criança de 11 anos com diagnóstico de autismo e em atendimento na APAE. Os principais resultados apontaram que ao se trabalhar ludicamente é possível socializar conhecimentos, promover o desenvolvimento cognitivo e contribuir com o processo de inclusão social. Assim, defendemos a importância da formação dos profissionais de educação, na perspectiva da inclusão, para que compreendam os transtornos de desenvolvimento entre eles o autismo, e possam trabalhar de forma lúdica e inclusiva com esses sujeitos.Trata-se de uma pesquisa de campo, onde Foi utilizada uma anamenese 2 questionários com perguntas abertas .no intuito de fazermos relação direta com a história vivenciada e os autores analisados ,entre eles Santos (2007); vigotsky (1998) Kishimoto (2011) |
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