UEPB - Repositório Digital

O resgate das brincadeiras e jogos na educação infantil: relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Regis, Danielly Kelly Andrade
dc.date.accessioned 2018-02-07T18:20:44Z
dc.date.available 2018-02-07T18:20:44Z
dc.date.issued 2017-11-09
dc.identifier.other CDD 371.337
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15246
dc.description REGIS, D. K. A. O resgate das brincadeiras e jogos na educação infantil: relato de experiência. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho acadêmico no formato de relato mostra de forma argumentativa e descritiva as experiências vividas, através do resgate das brincadeiras e jogos na educação infantil, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Antônia Francisca Vieira. O brincar possibilita a criança se comportar além do comportamento habitual da sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade. Nesse contexto a oportunização do brincar assumiu características próprias, pôs seu papel dentro do campo da educação cresceu e hoje podemos afirmar, com segurança, que ela é um agente de mudança do ponto de vista educacional, e por acreditar nesta afirmação, consideramos que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilibração com o mundo. O objetivo do estudo, foi apresentar a vivência desenvolvida com as crianças da educação infantil e relatar as exigências relacionadas às práticas pedagógicas do brincar e da brincadeira através de um relato de experiência. Tendo como abordagens a relação das brincadeiras e dos jogos educativos, a história e a vivência nas aulas práticas aos alunos da escola. Concluiu-se que o brincar na escola, contribui na formação da criança, além de comunicar a sua existência desde a antiguidade, sendo utilizado como fonte de ensino e que até os dias atuais podemos verificar que pode ser usado como fonte de aprendizagem, assim como, para um melhor desenvolvimento em todos os aspectos da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title O resgate das brincadeiras e jogos na educação infantil: relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta