UEPB - Repositório Digital

A surdez na ótica de alunos do curso de pedagogia da UEPB: um estudo com discentes do 5° período

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Betania
dc.date.accessioned 2018-02-07T19:37:46Z
dc.date.available 2018-02-07T19:37:46Z
dc.date.issued 2017-12-07
dc.identifier.other CDD 371.912
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15255
dc.description SILVA, M. B. A surdez na ótica de alunos do curso de pedagogia da UEPB: um estudo com discentes do 5° período. 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa tem por objetivo analisar a surdez na ótica de alunos do Curso de Pedagogia do 5º ano da UEPB, pois se sabe que por um longo período o ensino para os surdos foi baseado num modelo clinico em que prevaleciam técnicas que visavam o desenvolvimento da expressão oral, tornando-os segregados do convívio social. Com a crescente proposta de inclusão educacional nos últimos anos tem se enfrentado grandes mudanças com relação à educação, onde uma delas foi o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola regular comum. O referido trabalho apresenta leis importantes que garante a inclusão dessas pessoas com deficiência dentro da escola regular, onde o surdo adquire o direito de ter atendimento educacional especializado que necessita, junto aos alunos considerados normais e para que o aluno surdo possa ser incluído no ambiente escolar é preciso que a instituição de ensino faça adaptações para receber esses alunos de acordo com suas necessidades. A metodologia se define por uma pesquisa quanti qualitativa, aplicada com o questionário para se coletar os dados e em seguida passam-se as informações em números para o gráfico. Com isso observa-se que os participantes veem a necessidade de mudanças no sistema educacional para oferecer um ensino de qualidade para o surdo, de acordo com suas necessidades. A partir da temática em estudo pode-se contribuir com discussões, partindo das opiniões de alunos ouvintes acerca da inclusão do aluno surdo no ensino regular. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Deficiência auditiva pt_BR
dc.subject Ensino de libras pt_BR
dc.title A surdez na ótica de alunos do curso de pedagogia da UEPB: um estudo com discentes do 5° período pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta