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Este estudo comparativo tencionou examinar o processo de aquisição de linguagem pelo qual
passou o monstro de Frankenstein e como isso o modificou. Seus objetivos específicos foram:
(1) analisar o processo de aquisição de linguagem da criatura, considerando suas influências,
propósitos e estratégias; e (2) comparar os aspectos de um personagem redondo com os do
monstro durante e após o processo de aquisição. Para atingir estes objetivos, dois grupos de
teorias foram consultados. O primeiro dizia respeito aos modelos de aquisição de linguagem
discutidos por alguns autores, tais como Bock et al. (2008), Del Ré (2010), Field (2008), Yule
(2010), entre outros. O segundo se referiu a teorias sobre as características de um personagem
redondo, tal como Forster (1949) propõe. Em termos de procedimentos metodológicos, esta é
uma pesquisa qualitativa, cujo foco foi explicar as experiências sociais da criatura através do
seu comportamento linguístico (HOLLOWAY; WHEELER, 2002). A análise apontou que o
processo de desenvolvimento de linguagem do monstro foi influenciado pelos seus vizinhos,
os quais ele observava, e com os quais ele almejou dividir laços afetivos, e que ele fez uso de
sua motivação, bem como outros processos mentais, para adquirir a língua. Além disso, foi
confirmado que a aquisição de linguagem atrelou traços de complexidade a sua personalidade,
por exemplo, o aparecimento de sentimentos diferentes ao longo do romance. Como prévias
conclusões, verificou-se que, apesar das evidências de aquisição que se fazem presentes em
seu desenvolvimento linguístico, alguns sinais de aprendizagem também foram identificados.
Ademais, comprovou-se que a presença de personagens redondos em romances interfere no
destino de outros personagens e deles próprios. |
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