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O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca das artes visuais nas práticas curriculares e pedagógicas da Educação Infantil, no sentido de observá-las enquanto contribuição no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nossa própria experiência docente, na condição de estagiária neste nível de educação, onde fez-se necessário a elaboração e vivência de Projeto de Atuação e Intervenção Docente- PAID. O Estágio Supervisionado IV - Estágio de Docência na Educação Infantil - foi desenvolvido numa instituição pública de Educação Infantil, a Creche e Pré-Escola Elza Almeida, localizada na zona urbana do município de Campina Grande – PB, durante o mês de setembro do ano de 2016. Os sujeitos envolvidos foram crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. O estudo caracteriza-se como qualitativo, do tipo pesquisa ação. Além dos registros do nosso diário de campo, utilizado no referido estágio, bem como dados do Relatório elaborado na conclusão dessa experiência docente, os quais serviram de instrumentos de coleta de dados, fizemos uso de estudos realizados por: Barbosa (1991); Ferraz e Fusari (1999); dentre outros. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte (1997) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998), também foram fontes aqui utilizadas. Os dados evidenciam que a arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade, a criatividade e as interações sociais, desenvolvidos durante a vivencia do Projeto de Atuação e Intervenção Docente nos espaços sociais da Creche. Concluímos portanto, que a presença das Artes Visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e auto expressiva, devendo ser valorizada e que a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento e aprendizagem significativa da criança. |
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