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Artes visuais na pré-escola: uma experiência no estágio supervisionado de docente

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dc.contributor.author Souza, Maria Elenice Silva Barbosa de
dc.date.accessioned 2018-02-08T14:27:08Z
dc.date.available 2018-02-08T14:27:08Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.other CDD 371.335
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15267
dc.description SOUZA, M. E. S. B. de. Artes visuais na pré-escola: uma experiência no estágio supervisionado de docente. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo discutir acerca das artes visuais nas práticas curriculares e pedagógicas da Educação Infantil, no sentido de observá-las enquanto contribuição no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Tomaremos como motivação para a discussão deste tema, nossa própria experiência docente, na condição de estagiária neste nível de educação, onde fez-se necessário a elaboração e vivência de Projeto de Atuação e Intervenção Docente- PAID. O Estágio Supervisionado IV - Estágio de Docência na Educação Infantil - foi desenvolvido numa instituição pública de Educação Infantil, a Creche e Pré-Escola Elza Almeida, localizada na zona urbana do município de Campina Grande – PB, durante o mês de setembro do ano de 2016. Os sujeitos envolvidos foram crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. O estudo caracteriza-se como qualitativo, do tipo pesquisa ação. Além dos registros do nosso diário de campo, utilizado no referido estágio, bem como dados do Relatório elaborado na conclusão dessa experiência docente, os quais serviram de instrumentos de coleta de dados, fizemos uso de estudos realizados por: Barbosa (1991); Ferraz e Fusari (1999); dentre outros. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte (1997) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (1998), também foram fontes aqui utilizadas. Os dados evidenciam que a arte possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo como o senso crítico, a sensibilidade, a criatividade e as interações sociais, desenvolvidos durante a vivencia do Projeto de Atuação e Intervenção Docente nos espaços sociais da Creche. Concluímos portanto, que a presença das Artes Visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e auto expressiva, devendo ser valorizada e que a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento e aprendizagem significativa da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Glória Maria Leitão de Souza Melo pt_BR
dc.subject Artes visuais pt_BR
dc.subject Pré-escola pt_BR
dc.subject Estágio docente pt_BR
dc.title Artes visuais na pré-escola: uma experiência no estágio supervisionado de docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


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