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O presente trabalho tem como objetivo situar e discutir como se deu o processo de formação de professores no Brasil, enfatizando a formação docente para Educação Infantil no Curso de Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB - (CAMPUS I), bem como a história do atendimento às crianças de 0 a 6 anos no município de Campina Grande – PB. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica abordando a história da infância, o atendimento às crianças de 0 a 6 anos e a formação de professores no Brasil, a partir dos estudos de Almeida (2000), Brandão (2007), Badinter (1985) Kishimoto (1999), Oliveira (2000), Priore (1999), dentre outros, bem como uma pesquisa documental com base nos Projetos do Curso de Pedagogia referente às suas reformulações em 1999 (RESOLUÇÃO / UEPB / CONSEPE/35/99), em 2009 (RESOLUÇÃO / UEPB / CONSEPE/13/2005) e em 2016 (RESOLUÇÃO / UEPB / CONSEPE/068/2015) e na Proposta Curricular para Creches e Pré-Escolas do município de Campina Grande – PB (2013). Com base nos estudos realizados, podemos considerar que a educação brasileira se constitui de políticas públicas bastante atuais e leis que são instituídas pela LDB, que favorecem a formação profissional à nível superior não só para o Ensino Fundamental e Médio, mas, sobretudo, para a Educação Infantil. No entanto, como vimos no decorrer dessa pesquisa, a Educação Infantil nem sempre teve seu valor considerado, uma vez que não se exigia uma formação a nível superior desse profissional que atende crianças pequenas. Sendo assim, durante muitos anos, os professores da Educação Infantil eram, em sua maioria, leigos ou com nível profissional mínimo. |
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