UEPB - Repositório Digital

A formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva de uma formação reflexiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Allana Vazconcelos
dc.date.accessioned 2018-02-08T16:03:20Z
dc.date.available 2018-02-08T16:03:20Z
dc.date.issued 2017-12-11
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15276
dc.description ARAÚJO, A. V. A formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva de uma formação reflexiva. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho traz uma discussão acerca da formação inicial e continuada docente, com o intuito de investigar a prática dos professores sobre uma perspectiva reflexiva. Com vistas a atingir nosso objetivo, discute-se a formação de professores no Brasil, numa perspectiva histórica, bem como destaca-se a importância da prática reflexiva na docência. Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa exploratória, numa abordagem qualitativa. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada endereçada a professores de uma escola pública de Tenório/PB. Como aporte teórico, ancorou-se em autores como Matos (1998), Silva e Davis (1993), Fiorentini, Souza e Melo (1998), Campos e Pessoa (1998), Albuquerque (2017), Alarcão (2003) e Freire (2014), entre outros. Por fim, pode-se afirmar que, ainda que contingencialmente, os professores entrevistados, mesmo que de forma distinta, são profissionais reflexivos que utilizam de seu cotidiano de trabalho para analisar e intervir com propostas de melhorias em prol de uma educação crítica, participativa e de inclusão. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática reflexiva pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais na perspectiva de uma formação reflexiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta