Resumo:
O objetivo desse artigo é apresentar um relato de experiência sobre a minha prática docente e descrever a caracterização dos sujeitos e da escola em que trabalho na zona rural, do município do Riachão do Bacamarte. A escola foi criada a partir da necessidade da comunidade em querer que seus filhos tivessem acesso a escola e pudessem desenvolver seus estudos próximos de casa. Ela tem uma estrutura física regular, as pessoas que compõem o quadro de funcionário têm uma boa relação entre si, demonstram algumas atitudes de solidariedade, troca de conhecimentos que são usados na organização da prática pedagógica e na formação do docente. A escola tem um Projeto Político Pedagógico que foi construído pelo conjunto de professores, equipe técnica, funcionários e comunidade da escola que é colocado em prática no cotidiano escolar. No relato da minha experiência docente ficaram marcadas as dificuldades e desafios encontrados e enfrentados quase que cotidianamente, na prática pedagógica. A formação foi algo, que ajudou muito na prática docente, bem como o diálogo com os alunos. Trabalhar a partir da necessidade da turma foi enriquecedor para o docente e discentes. O exercício da memória para produzir este artigo foi igualmente desafiante, pois foi um ir e vir, um vai e volta, tanto pelas lembranças, como pela dinâmica de trabalho com a orientação. Muitos desafios foram vividos no cotidiano da minha prática pedagógica, pois iniciei o trabalho quase sem formação e, na prática, fui aprendendo a ser professor. A formação que adquirida ao longo do caminho ajudou muito a enfrentar as dificuldades e acredito, que o sentimento que vivencio hoje é de aprendizado e desejo de continuar estudando, para fazer um trabalho bom com meus alunos.
Descrição:
SOUSA, J. E. de. O relato de uma experiência e os desafios da prática pedagógica. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.