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O presente trabalho objetiva estudar o papel dos links na construção dos processos de
coesão e coerência no Hiperconto Multissemiótico. Para tanto, o procedimento
metodológico utilizado neste estudo foi o levantamento bibliográfico, apoiado,
principalmente, nos pressupostos teóricos de GOMES (2007, 2011), HISSA (2009),
KOCH, (1990), ROJO (2013), KOCH E TRAVAGLIA (1993). O corpus adotado pela
pesquisa foi o Hiperconto Multissemiótico escrito por Marcelo Spalding, intitulado
“Um estudo em Vermelho” (2009). Desta forma, foram utilizados prints para sua
análise, referentes ao percurso de leitura realizado pela pesquisadora. O hiperconto
analisado pode ser considerado um hipertexto, pois se constrói a partir da interatividade
entre leitor e texto, além de sua estrutura permitir a criação de diferentes percursos de
leitura. O gênero em questão é fruto do movimento em defesa da literatura digital,
entendida como uma literatura que tira proveito dos recursos do ciberespaço para
potencializar a narrativa, agregando a ela múltiplas linguagens. Percebeu-se por meio
desta análise que os links dispostos na narrativa digital possuem funções estruturais e
discursivas bem delineadas, sendo responsáveis pela construção do sentido no texto.
Ademais, também foi visto que eles atuam como elementos coesivos, sendo
responsáveis tanto pelo processo de coesão referencial quanto pelo processo de coesão
sequencial, haja vista que no texto hipertextual, os fatores de textualidade se manifestam
de maneira diferente, devido ao contexto de produção em que estão inseridos,
influenciados, sobretudo, pelo suporte em que estão portados. Também foi visto nesta
análise que o processo de coerência se constrói de maneira diferente, a partir de uma
interatividade explícita, já que o Hiperconto Multissemiótico é fruto de um processo de
leitura/escritura, pois à medida que está sendo lido, também está sendo coproduzido por
um leitor/escritor. Concluiu-se ao final deste trabalho, que na narrativa digital, em
específico no Hiperconto Multissemiótico selecionado, os links têm um importante
papel para sua construção, pois são os responsáveis tanto pela manutenção da coesão
quanto da coerência, permitindo a partir ou não de seus acionamentos, diferentes
percursos de leitura, desempenhando também outras funções estruturais e discursivas. |
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