dc.description.abstract |
A linguagem é um aspecto fundamental, essencial e presente no contexto social do homem e
foi através dela que os seres humanos obtiveram também grandes avanços históricos, pois só
fomos capazes de saber como os nossos antepassados viveram ao traduzirmos a linguagem
que eles utilizavam. Assim, algo de tamanha valia não poderia deixar de aguçar a curiosidade
de alguns estudiosos, como por exemplo, o filosofo suíço Ferdinand de Saussure, entre outros.
Todavia, nem todos os pesquisadores dessa área concordavam com os preceitos de Saussure,
rompendo os seus preceitos, Mikhail Bakhtin foi um destes. O citado estudioso russo, ficou
conhecido como o filósofo do diálogo, após a formulação da teoria da Análise do Discurso
(AD). Os fundamentos da AD têm como objetivo analisar aspectos obtusos nos discursos
construídos para a criação dos sentidos, do enunciado, não relevando as análises da sintaxe e
morfológica. Diante dos fatos expostos, esse trabalho objetiva interpretar um anúncio
publicitário de uma famosa rede social sob o ponto de vista da AD. Para este fim, nos
baseamos nos estudos de Foucault (1987), Benveniste (1991), Bakhtin (1992) e Orlandi
(2005) no tocante da teoria AD. |
pt_BR |