UEPB - Repositório Digital

Análise do discurso: o estudo de um anúncio publicitário sob a perspectiva da teoria de AD

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gomes, Adriana Maria Pereira
dc.date.accessioned 2018-02-09T11:56:09Z
dc.date.available 2018-02-09T11:56:09Z
dc.date.issued 2017-08-04
dc.identifier.other 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15309
dc.description GOMES, A. M. P. Análise do discurso: o estudo de um anúncio publicitário sob a perspectiva da teoria de AD. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A linguagem é um aspecto fundamental, essencial e presente no contexto social do homem e foi através dela que os seres humanos obtiveram também grandes avanços históricos, pois só fomos capazes de saber como os nossos antepassados viveram ao traduzirmos a linguagem que eles utilizavam. Assim, algo de tamanha valia não poderia deixar de aguçar a curiosidade de alguns estudiosos, como por exemplo, o filosofo suíço Ferdinand de Saussure, entre outros. Todavia, nem todos os pesquisadores dessa área concordavam com os preceitos de Saussure, rompendo os seus preceitos, Mikhail Bakhtin foi um destes. O citado estudioso russo, ficou conhecido como o filósofo do diálogo, após a formulação da teoria da Análise do Discurso (AD). Os fundamentos da AD têm como objetivo analisar aspectos obtusos nos discursos construídos para a criação dos sentidos, do enunciado, não relevando as análises da sintaxe e morfológica. Diante dos fatos expostos, esse trabalho objetiva interpretar um anúncio publicitário de uma famosa rede social sob o ponto de vista da AD. Para este fim, nos baseamos nos estudos de Foucault (1987), Benveniste (1991), Bakhtin (1992) e Orlandi (2005) no tocante da teoria AD. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Alessandro Giordano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Propaganda pt_BR
dc.title Análise do discurso: o estudo de um anúncio publicitário sob a perspectiva da teoria de AD pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta