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Livres, mesmo atrás das grades: educação e letramento religioso no sistema prisional feminino de Campina Grande-PB

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dc.contributor.author Souza, Nathalia Pinto
dc.date.accessioned 2018-02-09T11:58:11Z
dc.date.available 2018-02-09T11:58:11Z
dc.date.issued 2017-12-04
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15310
dc.description SOUZA, N. P. Livres, mesmo atrás das grades: educação e letramento religioso no sistema prisional feminino de Campina Grande-PB. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Em razão dos problemas estruturais encontrados no sistema penitenciário brasileiro, temas como a educação religiosa tem sido objeto de estudo, considerando a sua legítima importância jurídica e social para a população carcerária. Diante desse quadro, o presente artigo tem por escopo evidenciar a importância do trabalho da assistência religiosa por meio de práticas de leitura e escrita (os letramentos), oferecido pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil, na Penitenciária Feminina de Campina Grande – PB, validando o que está proposto na Lei de Execução Penal (LEP). Partindo do seguinte questionamento - O letramento religioso, nas prisões, metodológicos trilhados para a realização desse artigo estão centralizados em estudo bibliográfico, de caráter descritivo e de cunho qualitativo, pois coloca em foco as relações de aprofundamento do indivíduo com a educação religiosa. Para tanto, a perspectiva teórica adotada fundamenta-se, sobretudo, no arcabouço legal como a Constituição Federal, LEP, Código Penal, além dos estudos Soares (1999), Kleiman (1995), Bourdieu (1998), Foucault (2008), Freire (1979), Leme (2007), Nucci (2008). Nesse contexto de letramento religioso no âmbito prisional, o incentivo à leitura tem sido considerado pelo poder judicial e público como bons resultados da implantação do Rhema no presídio feminino do Serrotão, assim pode influenciar na reintegração social de encarcerados? -, os caminhos como meio alternativo para a reinserção da apenada à vida civil e à influência no melhoramento do comportamento no período de cumprimento da pena restritiva de liberdade. Nesse sentido, as reflexões que aqui apresentamos apoiam-se no direito à assistência religiosa contida no Art. 24 (LEP), como uma vertente auxiliadora no papel de aquisição de saberes e do letramento religioso por parte das apenadas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Simone Dália de Gusmão Aranha pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento prisional pt_BR
dc.subject Assistência religiosa pt_BR
dc.subject Lei de execução penal pt_BR
dc.title Livres, mesmo atrás das grades: educação e letramento religioso no sistema prisional feminino de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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