Resumo:
Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizado
numa turma de Educação Infantil de uma escola municipal, de Campina Grande -
PB. O estudo tem como objetivo verificar as questões de família no trabalho docente
de uma professora de pré-escolar. Para tanto, utilizei como aporte teórico os estudos
de: Vygotsky (2007), Lévi-Strauss (1980), Giddens (2005), Dessen e Polonia (2007),
Gimeno (2001), Guimarães (2012), Oliveira (2010), Paniagua e Palacios (2007), por
considerar que esses estudiosos tratam com clareza e objetividade a temática
abordada. A investigação foi desenvolvida numa turma de pré-escolar e a coleta de
dados realizada através de uma entrevista semiestruturada com a professora desta
turma, baseada no tema “questões de família”, além da observação sistemática do
trabalho pedagógico em sala de aula, durante os meses de fevereiro e março 2015.
Os resultados da pesquisa mostram que a docente observada está preparada para
lidar apenas com as crianças e não com suas famílias, por não ter conhecimento
teórico sobre a temática família, além de permitir que suas opiniões pessoais
interfiram na sua prática pedagógica, causando dificuldades nas suas relações com
as referidas famílias. Esta pesquisa reitera a necessidade de orientar os
profissionais da educação infantil a tratarem com mais atenção às questões de
família, considerando não apenas o senso comum, mas também os pontos de vista
acadêmico científicos. Interessa também mostrar a importância de romper com os
preconceitos e promover o respeito às novas estruturas familiares, estabelecendo
uma relação de confiança com todas as famílias e uma prática pedagógica que
amplie o conhecimento das crianças acerca das novas e das tradicionais
constituições familiares.
Descrição:
FARIAS, D. C. de L. Representações de família e a prática docente na educação infantil: o caso de uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2015. 69f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.