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Representações de família e a prática docente na educação infantil: o caso de uma escola municipal de Campina Grande-PB

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dc.contributor.author Farias, Dhebora Cyntia de Lima
dc.date.accessioned 2018-02-09T12:55:41Z
dc.date.available 2018-02-09T12:55:41Z
dc.date.issued 2015-05-28
dc.identifier.other 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15323
dc.description FARIAS, D. C. de L. Representações de família e a prática docente na educação infantil: o caso de uma escola municipal de Campina Grande-PB. 2015. 69f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, e foi realizado numa turma de Educação Infantil de uma escola municipal, de Campina Grande - PB. O estudo tem como objetivo verificar as questões de família no trabalho docente de uma professora de pré-escolar. Para tanto, utilizei como aporte teórico os estudos de: Vygotsky (2007), Lévi-Strauss (1980), Giddens (2005), Dessen e Polonia (2007), Gimeno (2001), Guimarães (2012), Oliveira (2010), Paniagua e Palacios (2007), por considerar que esses estudiosos tratam com clareza e objetividade a temática abordada. A investigação foi desenvolvida numa turma de pré-escolar e a coleta de dados realizada através de uma entrevista semiestruturada com a professora desta turma, baseada no tema “questões de família”, além da observação sistemática do trabalho pedagógico em sala de aula, durante os meses de fevereiro e março 2015. Os resultados da pesquisa mostram que a docente observada está preparada para lidar apenas com as crianças e não com suas famílias, por não ter conhecimento teórico sobre a temática família, além de permitir que suas opiniões pessoais interfiram na sua prática pedagógica, causando dificuldades nas suas relações com as referidas famílias. Esta pesquisa reitera a necessidade de orientar os profissionais da educação infantil a tratarem com mais atenção às questões de família, considerando não apenas o senso comum, mas também os pontos de vista acadêmico científicos. Interessa também mostrar a importância de romper com os preconceitos e promover o respeito às novas estruturas familiares, estabelecendo uma relação de confiança com todas as famílias e uma prática pedagógica que amplie o conhecimento das crianças acerca das novas e das tradicionais constituições familiares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosemary Alves de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title Representações de família e a prática docente na educação infantil: o caso de uma escola municipal de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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