Resumo:
Este trabalho traz a teoria de Edgar Morin que relata sobre os sete saberes para a educação do futuro. São aspectos que segundo ele, proporciona uma educação excelente para os alunos. Foram analisados esses saberes com o desenvolvimento de três momentos em sala de aula constituído primeiramente por uma sondagem a fim de investigar o que os alunos sabiam sobre a temática trabalhada no caso movimento, um segundo momento como a aula e pós-teste como último momento. Essas atividades serviram para desenvolvermos esses saberes na tentativa de desenvolvermos a educação do futuro, mas também para analisarmos as concepções alternativas dos alunos do Ensino Fundamental II, a respeito do tema movimento, pois a partir dele as análises foram feitas com base na vivencia dos alunos, ou seja, no cotidiano deles. Assim, com essa junção de desenvolver os saberes com o conteúdo dos alunos tende a enriquecer ainda mais o aprendizado deles. O objetivo desse trabalho foi levar aos alunos um aprendizado diferenciado, suprindo algumas deficiências acarretadas pela educação e como consequência, que eles possam assimilar melhor os conteúdos ligados aos conceitos e assim, ter como reflexo uma educação para o futuro cada vez melhor, que é o que Edgar Morin pretende com esses saberes.
Descrição:
BEZERRA, D. A. O pensamento pedagógico de Edgar Morin sobre concepções alternativas de alunos sobre movimento. 2017. 46f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.