dc.contributor.author |
Bezerra, Dayane Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-09T14:09:14Z |
|
dc.date.available |
2018-02-09T14:09:14Z |
|
dc.date.issued |
2017-09-05 |
|
dc.identifier.other |
370 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15331 |
|
dc.description |
BEZERRA, D. A. O pensamento pedagógico de Edgar Morin sobre concepções alternativas de alunos sobre movimento. 2017. 46f. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho traz a teoria de Edgar Morin que relata sobre os sete saberes para a educação do futuro. São aspectos que segundo ele, proporciona uma educação excelente para os alunos. Foram analisados esses saberes com o desenvolvimento de três momentos em sala de aula constituído primeiramente por uma sondagem a fim de investigar o que os alunos sabiam sobre a temática trabalhada no caso movimento, um segundo momento como a aula e pós-teste como último momento. Essas atividades serviram para desenvolvermos esses saberes na tentativa de desenvolvermos a educação do futuro, mas também para analisarmos as concepções alternativas dos alunos do Ensino Fundamental II, a respeito do tema movimento, pois a partir dele as análises foram feitas com base na vivencia dos alunos, ou seja, no cotidiano deles. Assim, com essa junção de desenvolver os saberes com o conteúdo dos alunos tende a enriquecer ainda mais o aprendizado deles. O objetivo desse trabalho foi levar aos alunos um aprendizado diferenciado, suprindo algumas deficiências acarretadas pela educação e como consequência, que eles possam assimilar melhor os conteúdos ligados aos conceitos e assim, ter como reflexo uma educação para o futuro cada vez melhor, que é o que Edgar Morin pretende com esses saberes. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Sete saberes |
pt_BR |
dc.subject |
Concepções alternativas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
O pensamento pedagógico de Edgar Morin sobre concepções alternativas de alunos sobre movimento |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |