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Diante das mudanças ocorridas no mundo empresarial, as organizações se posicionaram de acordo com uma nova realidade. Com isso, conceitos como o de Responsabilidade Social, foram se introduzindo e ganhando força perante as ações empresariais. Inseridos neste contexto, os consumidores estão cada vez mais interessados neste envolvimento empresarial com questões sociais. Deste modo, este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos consumidores no que se refere às práticas de Responsabilidade Social das empresas na cidade de Campina Grande - PB. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratória, com abordagem quantitativa e conduzida na forma de pesquisa de campo. Para coleta de dados foi utilizado um questionário adaptado do modelo de Carroll (1979). Os resultados indicam que para os consumidores a legislação vigente não é suficiente para assegurar o comportamento responsável das empresas, por isso, as ações sociais empresariais são necessárias. Além disso, que as organizações possuem como seu maior dever a mitigação dos problemas causados por suas atividades. Conclui-se, portanto, que as práticas de responsabilidade social das empresas são percebidas pelos consumidores como necessárias e eficazes no combate aos problemas sociais, porém, se faz necessário uma efetiva fiscalização e controle na aplicabilidade desses programas, bem como, total transparência com a sociedade referente às ações sociais adotadas pelas organizações. |
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