Resumo:
Com a nova necessidade de sustentabilidade da sociedade, as empresas precisam buscar se adequar para sobreviver neste novo mercado. Dentro desse contexto, esse estudo teve como objetivo analisar a percepção dos clientes da empresa Ekyart sobre suas ações de Marketing Sustentável e verificar se é possível utilizá-las como estratégia de vendas. Para isso a metodologia que foi utilizada nesta pesquisa foi a quantitativa e qualitativa, sendo classificada como um estudo de caso e tendo sido desenvolvida por meio de aplicação de questionários e tendo caráter descritivo exploratório. O instrumento de coleta foi formado por 3 questões sobre o perfil social dos entrevistados e 5 questões de escala Likert de concordância afirmativa auto descritivas a respeito das percepções de conhecimento sobre sustentabilidade, interferência desse conhecimento na decisão de compra, facilidade de obtenção desse tipo de produto, disposição a pagar a mais e percepção do produto sustentável na empresa. Baseados nestes dados foi possível inferir que mesmo com a maioria dos entrevistados tendo um grau bom ou alto de formação intelectual, desconhecem sobre sustentabilidade. Apenas uma minoria da amostra, se mostrou engajada com o conceito e disse que a sustentabilidade interferiria na hora da compra. Há uma deficiência no mercado em oferecer produtos sustentáveis, pois a grande maioria discordou com a facilidade de encontrar os mesmos. A maior parte do público se mostrou desfavorável a pagar pelo custo sustentável. As ações de marketing sustentável existentes são pouco expressivas para seus clientes, pois a maioria discordou do oferecimento de produtos sustentáveis pela empresa. Mesmo com a maioria dos entrevistados mostrando desconhecimento sobre sustentabilidade, a partir da pesquisa é possível perceber que a empresa Ekyart possuí público para bens e serviços sustentáveis. As ações de marketing sustentável existentes são pouco percebidas pelos clientes que frequentam a loja. Para se inserir neste mercado, a empresa pode se utilizar da das ferramentas como estratégia de propaganda e divulgação de modo a atrair os consumidores sustentáveis. No entanto, a empresa não deve ficar restrita somente ao uso do Marketing ambiental, pois esse se trata de ações pontuais. Para cumprir com sua obrigação social e ter um crescimento real e estável neste mercado, a empresa deve investir numa mudança de cultura voltada para o Marketing Sustentável que busca a subsistência da empresa com o meio social, ecológico e econômico.
Descrição:
MACEDO, A. S. S. C. Percepção dos clientes da empresa Ekyart sobre ações de marketing sustentável. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]