dc.contributor.author |
Araújo, José Joálisson Alexandrino de |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-26T14:10:03Z |
|
dc.date.available |
2018-02-26T14:10:03Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-12 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.12 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15449 |
|
dc.description |
ARAÚJO, J. J. A. de. A presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemática. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemátiica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho tem por objetivo investigar a presença da Matemática Financeira na Licenciatura em Matemática. Com a globalização e a modernização da sociedade, é cada vez mais necessário fazer planejamento financeiro, visando à segurança e estabilidade econômica dos indivíduos, das famílias e até mesmo de empresas. Movidos pela indagação sobre como anda a educação financeira em nosso país, investigamos como tem se dado o ensino de matemática na educação formal. Constatamos, assim, que esse conteúdo não é ensinado de forma interativa e contextualizada em qualquer dos níveis de ensino, e isso, ainda segundo nossa investigação acadêmica, se deve ao fato de muitos professores ensinarem de forma superficial e sem muita objetividade, desde o ensino fundamental até a universidade, criando um círculo vicioso que atravessa gerações. A pesquisa foi baseada num questionário formado por 5 questões abertas e semiabertas aplicadas a professores de matemática e alunos da licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Submetidas as respostas a uma análise estudada, concluiu-se que os professores e alunos da licenciatura possuem sim conhecimentos em conteúdos de Matemática Financeira, porém sem aplicação em seu cotidiano, o que nos diz se tratar de um conhecimento vazio e sem porquê. Com isso, sugere-se que sejam abertas novas discussões acerca do tema nas Licenciaturas em Matemática, de modo que o conteúdo passe a ser trabalhado com mais atenção e qualidade, deixando de ser aplicado tão somente como complemento básico nas grades curriculares. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Silvânio de Andrade |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do professor |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura em Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.title |
A presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemática |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |