UEPB - Repositório Digital

A presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, José Joálisson Alexandrino de
dc.date.accessioned 2018-02-26T14:10:03Z
dc.date.available 2018-02-26T14:10:03Z
dc.date.issued 2017-12-12
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15449
dc.description ARAÚJO, J. J. A. de. A presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemática. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemátiica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo investigar a presença da Matemática Financeira na Licenciatura em Matemática. Com a globalização e a modernização da sociedade, é cada vez mais necessário fazer planejamento financeiro, visando à segurança e estabilidade econômica dos indivíduos, das famílias e até mesmo de empresas. Movidos pela indagação sobre como anda a educação financeira em nosso país, investigamos como tem se dado o ensino de matemática na educação formal. Constatamos, assim, que esse conteúdo não é ensinado de forma interativa e contextualizada em qualquer dos níveis de ensino, e isso, ainda segundo nossa investigação acadêmica, se deve ao fato de muitos professores ensinarem de forma superficial e sem muita objetividade, desde o ensino fundamental até a universidade, criando um círculo vicioso que atravessa gerações. A pesquisa foi baseada num questionário formado por 5 questões abertas e semiabertas aplicadas a professores de matemática e alunos da licenciatura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Submetidas as respostas a uma análise estudada, concluiu-se que os professores e alunos da licenciatura possuem sim conhecimentos em conteúdos de Matemática Financeira, porém sem aplicação em seu cotidiano, o que nos diz se tratar de um conhecimento vazio e sem porquê. Com isso, sugere-se que sejam abertas novas discussões acerca do tema nas Licenciaturas em Matemática, de modo que o conteúdo passe a ser trabalhado com mais atenção e qualidade, deixando de ser aplicado tão somente como complemento básico nas grades curriculares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática financeira pt_BR
dc.subject Formação do professor pt_BR
dc.subject Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.title A presença da Matemática financeira na formação dos professores de Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta