Resumo:
Este trabalho é fruto da experiência adquirida no estágio supervisionado em Serviço Social desenvolvido no período de fevereiro de 2016 a junho de 2017, na Escola Municipal Rivanildo Sandro Arcoverde, em Campina Grande – PB. Durante o processo de observação e contato com os discentes e docentes da referida escola, vimos que a Educação Inclusiva faz parte do cotidiano escolar, porém, nos inquietou saber como acontecia essa inclusão, se a prática condizia com o decreto nº 6.571 de 17 de setembro de 2008, que foi revogado e agora é o decreto nº 7.611 de 17 de novembro de 2011, que regulamenta o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Neste sentido, o projeto de intervenção teve como objetivo socializar o decreto que regulamenta o AEE e apresentar o decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004, que regulamenta as Leis n° 10.048 e 10.098. Adotamos uma metodologia participativa, através de atividades em grupos, oficinas e leituras dirigidas, visitas domiciliares, diário de campo, relatórios, palestras e participação ativa na sala de Atendimento Educacional Especializado, para melhor entender a relação teoria e prática da educação inclusiva. embasamento em alguns teóricos como: Mantoan (2007; 2003), Glat (2007), Aranha (2004), Fletsch (2011), entre outros. Através desta experiência, percebemos a importância da reflexão sobre a inclusão pela comunidade escolar para atender com mais eficiência as pessoas com deficiência.
Descrição:
NARO, N. M. F. Educação inclusiva: uma experiência na escola municipal Rivanildo Sandro Arcoverde em Campina Grande - PB. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]