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A necessidade da ubiquidade para o jornalismo e o novo modus operandi da profissão, impulsionou o aperfeiçoamento e a junção de inúmeras técnicas em um só profissional, possibilitando que o ato da construção e distribuição de notícia ocorresse de uma forma plural, facilitando, assim, a vida dentro das redações, além de influenciar os costumes inerentes àquelas práticas, já que os progressos tecnológicos e todos os seus aparatos tem moldado diretamente as rotinas produtivas. Desse modo, a convergência das mídias vem demarcando seu território e demonstrando sua importância, em especial, para o telejornalismo. Para adentrar nesses processos midiáticos, faz-se necessário discorrer sobre a tão falada convergência no meio midiático e como a cultura participativa vem se utilizando dessa via para adentrar espaços que até então eram restritos apenas aos jornalistas. Para isso, este artigo tem o intuito de analisar de que forma as redes sociais, especificamente o Facebook, tem oferecido visibilidade e interação, além de influenciar diretamente a construção da notícia dentro do ambiento jornalístico da TV Borborema, demonstrando como as rotinas dos profissionais de comunicação foram alteradas juntamente com novas incumbências para a área. O trabalho em tela se constitui de uma pesquisa exploratória, com uso de pesquisa bibliográfica, inserção dentro da redação da emissora e entrevista estruturada com envolvidos no processo de convergência na TV. Mediante tal análise, foi possível constatar como o uso das redes sociais vem redefinindo a construção do que é veiculado na TV Borborema, influenciando desde a produção interna da redação até a equipe externa de reportagem. |
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