Resumo:
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a audiência do telejornal Correio Manhã, da TV Correio, afiliada da Rede Record na Paraíba, vem se comportando nos espaços destinados à interação através do recurso “live”, disponibilizado pelo Facebook e que funciona como uma transmissão “ao vivo”. A inquietação de saber como a mídia paraibana tem aderido à convergência das mídias e se postado frente aos recursos disponibilizados pela internet foi o grande leme desta pesquisa. A partir do método de estudo de caso, dez programas foram analisados, onde se teve a verificação da participação da audiência, através de comentários o retorno que o telejornal deu quanto às interações. Os interagentes, de um modo geral, têm começado a entender que espaços como comentários, quiz e enquetes são recursos importantes para que a demanda da sociedade seja sugerida como pauta para a grande mídia, uma vez que o poder dos interagentes vai além de “alôs” e os comentários podem ser muito úteis para a produção jornalística.
Descrição:
NASCIMENTO, G. T. O poder do interagente e os novos hábitos de consumir os telejornais: uma análise do uso de "lives" no telejornal correio da manhã - tv correio.. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Monografia]