Resumo:
A discussão sobre o uso dos gêneros textuais em sala de aula sempre é motivo de
debates e pesquisas em todas as fases do ensino. Neste sentido, partindo de uma
inquietação pessoal e profissional, o presente artigo tem como objetivo analisar a
aplicação de uma sequência didática (SD) direcionada ao ensino-aprendizagem de
Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II (9º ano). A referida SD apresenta uma
proposta de estudo voltada ao gênero crônica. O aporte teórico que fundamentou o
nosso trabalho está ancorado no interacionismo sociodiscursivo, através dos
trabalhos Bronckart (1999, 2006), Marcuschi (2008), Brayner (1992), Candido (1993)
e Koch (2009). Nossa pesquisa foi desenvolvida na numa escola da rede privada do
Município de Guarabira-PB, na turma de 9º ano do Ensino Fundamental II. Concluímos
que o uso de sequências didáticas pode sim contribuir para práticas pedagógicas
melhor fundamentadas, contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de
produção escrita dos alunos.
Descrição:
SILVA, J. F. da. A contribuição das sequências didáticas na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo: um olhar sobre a crônica. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.