UEPB - Repositório Digital

A utilização do jogo para crianças com deficiência auditiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Assis, Maria Rosângela Pereira de
dc.date.accessioned 2018-03-21T16:42:38Z
dc.date.available 2018-03-21T16:42:38Z
dc.date.issued 2018-02-26
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15895
dc.description ASSIS, M. R. P. de. A utilização do jogo para crianças com deficiência auditiva. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão e aceitação de crianças com necessidades educativas especiais crescem a cada dia dentro das escolas públicas e privadas do país, permitindo assim que, tenham contato com outras crianças, não apenas ditas normais, mas também com outras crianças com necessidades educativas especiais. A partir do momento em que uma criança com necessidades educacionais específicas é inserida dentro da sala de aula, é uma novidade para todos da escola, para a professora que irá aprender a como lidar com as próprias barreiras e também com as limitações da criança, as crianças da sala que irão conhecer um novo companheiro, e também terão que aprender a conviver com o novo amigo, o aluno com necessidades educativas, terá que adaptar-se a um ambiente novo, com regras, ambientes diferentes, horários específicos para a realização de diferentes tipos de atividades. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é relatar a observação e abordagem trabalhada de forma construtiva, e diversificadas, experiências vividas durante o ingresso de uma criança surda oralizada com implante coclear em uma sala de aula mista de 4º e 5º ano do fundamental 1, para tanto, foram aplicadas atividades direcionadas para as necessidades específicas da criança e também para as demais crianças da turma. As atividades escolhidas foram os jogos pedagógicos Coesão e Coerência e o bingo com o texto: A casa e seu dono, de Elias José, que visam trabalhar a leitura, escrita e a construção de pequenas frases. Os resultados obtidos foram positivos para a criança surda implantada, que se mostrou participativa e comprometida com a escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Diana Sampaio Braga pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Pessoas portadoras de deficiência pt_BR
dc.subject Deficiência auditiva pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Jogos educativos pt_BR
dc.title A utilização do jogo para crianças com deficiência auditiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta