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A inclusão e aceitação de crianças com necessidades educativas especiais crescem a cada dia
dentro das escolas públicas e privadas do país, permitindo assim que, tenham contato com
outras crianças, não apenas ditas normais, mas também com outras crianças com necessidades
educativas especiais. A partir do momento em que uma criança com necessidades
educacionais específicas é inserida dentro da sala de aula, é uma novidade para todos da
escola, para a professora que irá aprender a como lidar com as próprias barreiras e também
com as limitações da criança, as crianças da sala que irão conhecer um novo companheiro, e
também terão que aprender a conviver com o novo amigo, o aluno com necessidades
educativas, terá que adaptar-se a um ambiente novo, com regras, ambientes diferentes,
horários específicos para a realização de diferentes tipos de atividades. Dessa forma, o
objetivo do presente trabalho é relatar a observação e abordagem trabalhada de forma
construtiva, e diversificadas, experiências vividas durante o ingresso de uma criança surda
oralizada com implante coclear em uma sala de aula mista de 4º e 5º ano do fundamental 1,
para tanto, foram aplicadas atividades direcionadas para as necessidades específicas da
criança e também para as demais crianças da turma. As atividades escolhidas foram os jogos
pedagógicos Coesão e Coerência e o bingo com o texto: A casa e seu dono, de Elias José, que
visam trabalhar a leitura, escrita e a construção de pequenas frases. Os resultados obtidos
foram positivos para a criança surda implantada, que se mostrou participativa e comprometida
com a escola. |
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