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Concepções de criança e as diretrizes pedagógicas destinadas a educação infantil

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dc.contributor.author Santos, Alane Karenn da Silva Meira
dc.date.accessioned 2018-03-21T16:46:02Z
dc.date.available 2018-03-21T16:46:02Z
dc.date.issued 2018-02-21
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15902
dc.description SANTOS, A. K. da S. M. Concepções de criança e as diretrizes pedagógicas destinadas a educação infantil. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que abordam a concepção de criança ao longo da história, resgatando sua importância e fazendo uma análise contemporânea da evolução da infância, bem como de abordagens psicológicas em relação à infância, com vistas a um melhor entendimento das diretrizes pedagógicas destinadas a esse nível de desenvolvimento. Existem discussões sobre aspectos histórico-culturais e sociais da infância, também sobre a concepção de criança nas políticas públicas, além disso, serão abordadas suas formações psíquicas, assim como, seu desenvolvimento e aprendizado. As representações de infância atuais têm origem em um processo cultural, histórico, político, econômico, social e ideológico construído nas sociedades. Segundo Durkheim (1973 apud Moura Et al, 2013), os fatos sociais precedem o indivíduo e possuem existência própria, são externos a ele e estão além de seu controle e vontade, uma vez que a sociedade e todos os seus padrões já estão postos quando o indivíduo nasce. Quanto aos procedimentos de investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva, desenvolvida com base em informações teóricas, através do estudo exploratório, extraído de materiais publicado em livros, revistas, artigos, internet e outras publicações sobre o assunto, com contribuições de autores renomados como Ariés (1981), Vygotsky (1998) Piaget (2003), Wallon (1986) e Freud (1994a) visando dar suporte teórico para este trabalho. A partir da sua execução foi possível concluir que é de suma importância à compreensão aprofundada dos temas abordados, assim como das discussões acadêmicas, do debate nacional das políticas e das diretrizes pedagógicas, para que mudemos o olhar sobre como a criança tem sido concebida pela educação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Evolução da infância pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.title Concepções de criança e as diretrizes pedagógicas destinadas a educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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