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O presente estudo tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que abordam
a concepção de criança ao longo da história, resgatando sua importância e fazendo
uma análise contemporânea da evolução da infância, bem como de abordagens
psicológicas em relação à infância, com vistas a um melhor entendimento das
diretrizes pedagógicas destinadas a esse nível de desenvolvimento. Existem
discussões sobre aspectos histórico-culturais e sociais da infância, também sobre a
concepção de criança nas políticas públicas, além disso, serão abordadas suas
formações psíquicas, assim como, seu desenvolvimento e aprendizado. As
representações de infância atuais têm origem em um processo cultural, histórico,
político, econômico, social e ideológico construído nas sociedades. Segundo
Durkheim (1973 apud Moura Et al, 2013), os fatos sociais precedem o indivíduo e
possuem existência própria, são externos a ele e estão além de seu controle e
vontade, uma vez que a sociedade e todos os seus padrões já estão postos quando
o indivíduo nasce. Quanto aos procedimentos de investigação, foi realizada uma
pesquisa bibliográfica descritiva, desenvolvida com base em informações teóricas,
através do estudo exploratório, extraído de materiais publicado em livros, revistas,
artigos, internet e outras publicações sobre o assunto, com contribuições de autores
renomados como Ariés (1981), Vygotsky (1998) Piaget (2003), Wallon (1986) e
Freud (1994a) visando dar suporte teórico para este trabalho. A partir da sua
execução foi possível concluir que é de suma importância à compreensão
aprofundada dos temas abordados, assim como das discussões acadêmicas, do
debate nacional das políticas e das diretrizes pedagógicas, para que mudemos o
olhar sobre como a criança tem sido concebida pela educação. |
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