Resumo:
Em meio às mudanças atuais dos novos consumidores que buscam conhecer todo o ciclo dos produtos que estão adquirindo, há exigências cada vez maiores para as empresas em desenvolverem produtos que atendam a essas novas demandas. São consumidores conscientes que pressionam o mercado e buscam organizações mais responsáveis socioambientalmente. Novas experiências, maiores conhecimentos, a busca pelo bem estar, os levam a querer adquirir produtos sustentáveis e exigem das empresas mudanças. Com o objetivo de analisar o processo de decisão de compra de produtos sustentáveis na cidade de Campina Grande-PB, foi conduzida uma pesquisa quantitativa com a aplicação de questionário de múltipla escolha, com uma amostra de 196 consumidores da cidade de Campina Grande. Os resultados foram analisados a partir de cinco dimensões: cultural, social, pessoais, psicológicos e mix de marketing. Na dimensão cultural os consumidores sofrem grandes influências pela família. Na dimensão social observa-se que a busca pela boa imagem perante seus grupos sociais foram uma das características observadas. Quanto à dimensão pessoal a mudança no estilo de vida, um maior bem estar e busca por maiores informações são destacados. Analisando os resultados quanto à dimensão psicológico os consumidores buscam produtos que mais o agradam e novas experiências. E por fim, a dimensão mix de marketing considera-se a grande influência nos preços dos produtos. Contudo, foi possível observar que os consumidores estão mais conscientes do seu papel fundamental como consumidor e decisor das futuras ofertas pelas empresas de produtos sustentáveis.
Descrição:
CAVALCANTI, K. D. O comportamento do consumidor em relação a produtos sustentáveis. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]