Resumo:
Essa pesquisa de conclusão de curso procurou estudar de que maneira a Matemática, através da aplicação de técnicas de abordagem, pode contribuir no ensino de Educação Financeira nos anos iniciais a fim de incentivar a formação de um cidadão mais crítico em relação às questões que envolvem sua vida financeira. Tivemos como objetivo geral compreender o papel da Matemática no que se refere ao trabalho com a Educação Financeira nos anos inicias a fim de contribuir para formação da aprendizagem financeira das crianças. A pesquisa foi realizada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental do Congo, do município de Congo-PB. A análise executada foi do tipo qualitativa, dividida em 6 etapas, enfatizando o processo de construção desse trabalho, desde as leituras para construção da fundamentação teórica até as considerações finais, o mesmo dispõe de 5 capítulos. Para realização da pesquisa aplicamos um questionário com os alunos para saber dos conhecimentos prévios deles acerca da Educação Financeira e também as relações que conseguiam fazer entre o meio social e a Matemática, e assim observar o desempenho dos alunos diante do conteúdo exposto e da resolução dos problemas matemáticos que visa contribuir para familiarização do conteúdo. A partir da análise realizada constatou-se que os alunos desconheciam do que se tratava Educação Financeira, bem como termos básicos da mesma que utilizamos em nosso cotidiano. Assim, concluímos que é necessário repensar o currículo de Matemática desenvolvido nos anos iniciais a fim de repensar o tratamento dado a essa temática logo no início da escolaridade do aluno. A Educação Financeira vem a contribuir para o avanço dos alunos conseguindo repassar-lhes a necessidade que se tem de planejar suas finanças para que tenham uma saudável vida financeira, e que isso deve começar desde cedo.
Descrição:
SILVA, A. O. B. A importância do ensino de educação financeira na formação do indivíduo através da matemática: abordagem nos anos iniciais. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.