Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que oportuniza
a jovens e adultos terem acesso aos estudos e concluírem a sua escolarização.
Contudo, para que a Educação de Jovens e Adultos assuma de fato o caráter
inclusivo, ela precisa oferecer aos indivíduos uma aprendizagem significativa,através
de métodos adequados e professores capacitadospara que possam transmitir os
conteúdos módulos curricularesde maneira correta e, além de alfabetizar, formar
cidadãos ativos e participantes na sociedade. O presente trabalho apresenta uma
reflexão acerca dessa modalidade de ensino, buscando melhorias no processo de
educação de jovens e adultos e procurando saber até que ponto essa educação é
capaz de mudar a vida das pessoas que se sentem excluídas da sociedade. Por
meio de uma pesquisa qualitativa, esse estudo serve como breves reflexões sobre
aEducação de Jovens e Adultos – EJA.Para tal, buscou-se o conhecimento de
teóricos que abordam aspectos da Educação de Jovens e Adultos, como:
Freire(1996), Soares(2002), Moura(2011), Kleimman(1995), dentre outros.Optou-se
por um estudo bibliográfico de caráter qualitativo feito através de livros, artigos e
sites que apresentam conteúdos relevantes sobre a EJA, além de uma pesquisa
documental na legislação que regulamenta a EJA no Brasil, com o objetivo de obter
um aprofundamento no assunto e refletir sobre como a Educação de Jovens e
Adultos é capaz de transformar a vida de muitas pessoas através de um
aprendizado significativo e prazeroso.
Descrição:
GUEDES, M. da S. Educação de jovens e adultos - EJA: reflexões sobre a modalidade de ensino. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.