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O ensino de geometria na escola básica: confrontando aspectos mencionados por Lorenzato (1995) em seu trabalho “Por que não ensinar geometria?” com o atual ensino de geometria em escolas públicas do município de Sertânia-PE

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dc.contributor.author Silva, Maria Edilma Amaral
dc.date.accessioned 2018-04-03T21:24:55Z
dc.date.available 2018-04-03T21:24:55Z
dc.date.issued 2017-12-15
dc.identifier.issn CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/16023
dc.description SILVA, M. E. A. O ensino de geometria na escola básica: confrontando aspectos mencionados por Lorenzato (1995) em seu trabalho “Por que não ensinar geometria?” com o atual ensino de geometria em escolas públicas do município de Sertânia-PE . 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa trata sobre o ensino de Geometria em escolas públicas do Estado de Pernambuco, especificamente na cidade de Sertânia. Com o objetivo de analisar processos metodológicos adotadas por professores de Matemática para o ensino de Geometria e confrontar a realidade atual de ensino de Geometria com as abordagens apresentadas por Lorenzato (1995), investigamos a forma como alguns professores de Matemática estão trabalhando esse ensino em algumas escolas públicas de Sertânia, bem como suas concepções acerca da Geometria e os resultados observados por tais professores no processo de aprendizagem dos alunos. A pesquisa tem base qualitativa e os dados são analisados a partir de um questionário composto por 07 (sete) perguntas propostas ao total de 04 (quatro) professores de diferentes escolas públicas na cidade de Sertânia – PE que são aqui identificados por P1, P2, P3, P4. Os resultados apontam para um considerável reconhecimento da importância da Geometria por parte dos professores que buscam, em sua maioria, desenvolver o trabalho a partir de diferentes recursos. Dessa forma, analisamos que apesar das limitações ainda existentes, houve certo avanço em relação aos resultados apresentados por Lorenzato (1995), pois mesmo que a formação de alguns desses professores não tenha lhes dado suporte suficiente para o ensino de Geometria, eles têm buscado trabalhar, pois, entendem que é algo muito importante no desenvolvimento dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geometria pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Professores de matemática pt_BR
dc.title O ensino de geometria na escola básica: confrontando aspectos mencionados por Lorenzato (1995) em seu trabalho “Por que não ensinar geometria?” com o atual ensino de geometria em escolas públicas do município de Sertânia-PE pt_BR
dc.type Other pt_BR


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