Resumo:
O presente estudo intitulado jogos digitais e sua utilização na aprendizagem de crianças
nos primeiros anos do ensino fundamental é resultado de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, com professores do 1º ao 4º ano da educação básica, em uma escola privada
na cidade de Campina Grande-PB. Sabemos que as tecnologias da informação e
comunicação estão cada vez mais inseridas nas instituições de ensino, entendemos que
as tecnologias, quando utilizadas adequadamente, geram transformações expressivas
para a educação. Nesse sentido, o nosso objetivo consistiu em investigar se os jogos
digitais, utilizados pelas professoras com crianças dos primeiros anos do ensino
fundamental, são efetivamente recurso para o seu desenvolvimento na aprendizagem.
No encalce desse objetivo caminhamos através da pesquisa de campo e da pesquisa
bibliográfica cujo alicerce teórico se estruturou a partir de estudiosos no assunto, como:
VIGOTSKY (1996); MATTAR (2010); KENSKI (2007); LÉVI (1999), entre outros.
Enfim, a pesquisa proporcionou resultados que apontam para a relevância de uma
metodologia que abarque o uso os jogos digitais em sala de aula, uma vez que estes
possibilitam uma aprendizagem prazerosa, desafios que estimulam a criança nas suas
descobertas, além de contribuir para os aspectos cognitivos, sociais e afetivos.
Descrição:
CARVALHO, J. K. S. de. Jogos digitais e sua utilização na aprendizagem de crianças nos primeiros anos do ensino fundamental. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.