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O preconceito e a discriminação em relação às diversas formas de viver e expressar a sexualidade são
problemas presentes em vários âmbitos da sociedade. Por isso, é cada vez mais recorrente discussões
acerca da diversidade, bem como o desenvolvimento de programas de apoio à diversidade, que vem
sendo utilizado por diversas instituições. Dentre os grupos mais afetados, destaca-se o grupo de
Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT ou LGBTs), que carrega
em sua trajetória um histórico de vários tipos de violência praticada contra seus integrantes.
Atualmente, com o intuito de minimizar a violência e o desconhecimento acerca do tema, autores de
todo o mundo vem elaborando cada vez mais materiais abordando esta temática voltados a diferentes
faixa etárias, tais como livros infantis e de contos de fadas com personagens homoafetivos. Pensando
nisso, este trabalho teve como principal objetivo analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a
forma como essa temática é abordada em “O Namorado do Papai Ronca”, de Plinio Camillo, além de
refletir sobre como estes recursos poderiam ser utilizados na sala de aula como ferramenta pedagógica.
A partir do que foi analisado, concluiu-se que a escola por ter um papel fundamental na formação dos
alunos como cidadãos, deverá ser um espaço democrático e diverso, desconstruindo qualquer forma
de preconceito e discriminação, incluindo em seu currículo temas considerados tabus, como a
diversidade, a fim de construir um espaço baseado no respeito e na aceitação. |
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