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Este artigo insere-se no campo da Análise do Discurso de tradição francesa e para seu
desenvolvimento delineamos a seguinte questão de pesquisa: como a imagem da mulher vem
sendo construída na sociedade contemporânea e qual a contribuição da mídia para o
estabelecimento desta concepção? Diante disso, traçamos como principal objetivo analisar a
construção discursiva da mídia sobre a mulher baseada nas discussões a respeito da igualdade
de gênero, e como objetivos específicos: (1) apontar a sujeição e as batalhas diárias das
mulheres em sua vida cotidiana e (2) descrever como a situação da mulher vem sendo
edificada no contexto sócio histórico e midiático. O marco teórico deste artigo, que
metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, foi construído a partir das
formulações da Análise do Discurso, nas contribuições de Gregolin (2007, 2013), Pêcheux
(1999), e Foucault (2007a, 2007b, 2008); e dos estudos de Gênero, segundo os postulados de
Bassanezi (1997), Sant‟Anna (2013), Scott (2013), Mill (2006), e Silva (2010). O corpus foi
constituído da matéria publicada na Revista Veja, intitulada “Bela, recatada e do lar”, bem
como de seis capas de revistas e de duas propagandas. A análise do corpus mostrou que a
mídia exerce o papel de mediadora entre acontecimento e sociedade e se utiliza dos planos
real e imaginário, impondo a sua representação de verdade e agenciando os mecanismos de
poder, como a escolha do discurso apresentado na constituição da identidade da mulher
contemporânea. |
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