Resumo:
No ensino de espanhol como língua estrangeira, es esperado que os professores tratem os
conteúdos linguísticos e culturais de forma contextualizada, evitando sua dissociação e
garantindo uma aprendizagem satisfatória, pois língua e cultura são apenas um bloco e desta
forma no podem ser separados. Assim, ao trabalhar os aspectos culturais nas aulas de ELE, o
docente está refletindo acerca da pluralidade existente na língua espanhola, conhecida por sua
heterogeneidade, no qual traz consigo uma grande diversidade linguística e cultural,
desmitificando a existência de uma “espanhol” melhor e mais puro. Deste modo, é
imprescindível abordar, além de conteúdos gramaticais, os culturais. Para isso, nos baseamos
em estúdios que abordam o desenvolvimento da competência cultural no ensino de LE como:
Ferreira et al (2014), Oliveira (2014), Miquel e Sans (2004) entre outros. Utilizamos os
documentos oficiais que regem o ensino de ELE no Brasil, os PCN’s (2000) e a OCEM (2006)
e ratificamos a importância que os livros didáticos apresentam ao trazer conteúdos culturais nas
suas atividades. Diante do exposto, este trabalho busca trazer reflexões acerca dos aspectos
culturais no processo de ensino-aprendizagem de ELE, buscamos apresentar como os conteúdos
culturais são abordados nos dois livros didáticos de língua espanhola, Gente (2003) e Prisma
(2011), no qual analisamos os apartados específicos cuja intenção é trabalhar a pluralidade
existente na língua, evidenciando como tais conteúdos estão presentados nos LDs, como
acontece a apresentação e se houve uma preocupação por parte dos autores dos livros didáticos
em trabalhar a heterogeneidade do espanhol. Depois de realizar as análises, constatamos que os
livros trazem aspectos culturais em suas atividades e, ainda que privilegiem um país específico
no decorrer de suas unidades, havendo uma tentativa de trabalhar a pluralidade cultural da
língua espanhola.
Descrição:
SILVA, R. C. de A. Un estudio descriptivo de los aspectos culturales en dos unidades de los libros didácticos: gente y prisma. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.