Resumo:
O trabalho expõe as técnicas de endomarketing, que vem a se tratar de uma tentativa conceitual de se
trabalhar o público interno das organizações, na tentativa de valorizar o seu capital mais precioso: o
humano. Por meio do esclarecimento da temática em questão, torna-se evidente a importância de tais
investimentos para qualquer empresa, já que o mesmo busca proporcionar um clima organizacional
harmônico, além de desenvolver colaboradores mais eficientes e produtivos. Deste modo, o presente
artigo tem por objetivo identificar, descrever e interpretar as técnicas de endomarketing aplicadas no
Tropical Hotel Tambaú, e como isso pode ocasionar melhorias na organização. Assim, para se chegar
a tais resultados, foram utilizados métodos de pesquisa como o bibliográfico e de campo, onde foi
analisada e verificada a maneira que a empresa em questão aplicava o endomarketing e sua temática.
Com o fim de analisar a veracidade dos dados bibliográficos aqui contidos, foi aplicado um
questionário que buscou mensurar o relacionamento entre os colaboradores e os seus índices de
satisfação com a empresa. Os resultados obtidos evidenciam que a empresa tem sido bem sucedida ao
fazer uso do endomarketing como ferramenta na gestão de pessoas, além de confirmar a importância
das mesmas para o melhor desempenho da organização.
Descrição:
DIAS, B. M. N. A. Aplicação de Técnicas de Endomarketing no Setor Hoteleiro: Um Estudo no Tropical Hotel Tambaú. 2011. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.