dc.description.abstract |
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem ganho bastante destaque e interesse, nos últimos anos, na área acadêmica, considerando que se trata de um fator primordial para o sucesso de uma organização, pois a partir do momento que as pessoas se sentem satisfeitas em seu ambiente de trabalho e com suas atividades, elas terão uma produtividade mais elevada e, consequentemente, resultará em um retorno mais satisfatório para a organização. A partir desta temática, o objetivo deste estudo foi analisar a QVT na percepção dos professores da E. E. E. F. M. Dom Adauto, em Serra Redonda - PB. Assim, como metodologia aplicada para obtenção dos resultados desejados, foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório e abordagem quantitativa, como universo total de 35 professores da referida escola e utilizado como instrumento de pesquisa um questionário, baseado no modelo de Walton (1973), composto por cinco questões relacionadas ao perfil dos respondentes e vinte e oito assertivas correspondentes a QVT, mensuradas através da escala Likert, adaptada para três categorias: Concordância, Neutralidade e Discordância. Logo, a partir do modelo mencionado, percebeu-se que o único fator que obteve insatisfação foi a respeito da compensação justa e adequada, obtendo o menor índice de satisfação, na percepção dos professores da referida escola, fato que deve ser analisado pela instituição, de forma a contribuir de maneira mais justa em termos salariais para que haja a valorização desse profissional e a melhoria da QVT do mesmo, resultando em um desempenho mais satisfatório e um retorno positivo em suas atividades. |
pt_BR |