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O presente artigo tem como objetivo oportunizar aos professores o desenvolvimento de uma
reflexão crítica não tão aprofundada sobre a importância da ilustração no texto literário para a
formação do leitor (infantil). Tendo em vista a sua contribuição significativa para a construção
da narrativa uma vez que se transforma em um recurso visual imprescindível, já que a criança
ainda não tem conseguido se apropriar do código verbal, em sua totalidade. A partir de
imagens próprias do texto literário ilustrativo, polissêmico por natureza, reiterativo e
convidativo à criação de novos sentidos, a criança leitora pode aguçar a percepção, a
curiosidade e o imaginário infantil. Esse estudo resulta de uma pesquisa bibliográfica não tão
aprofundada, sabendo que as ilustrações, portanto, quando se trata de texto literário infantil, é
de fundamental importância para a prática pedagógica do docente, atrelado ao sentido do
leitor. Nesse sentido, o docente precisa conscientizar-se de que a ilustração é importante nos
textos infantis, pois ela auxilia na compreensão desses textos literários infantis, bastando,
sobretudo, que o docente, além de proporcionar maior capacidade de absorção pelo aluno dos
textos literários, também use de sua criatividade para explorar esse recurso em sala de aula.
Promovendo, assim, ainda os espaços propícios para questionamentos e elaborações criativas
de seus leitores. Para isso, nos apoiamos em autores, como Freire (1994); Jardim (2000);
Silva (2000); Amarilha (1997) e outros. |
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